Imagem
20 Jul 2021

Pandemia acelera automatização de processos financeiros nas empresas

Otimizar a gestão financeira da empresa – deixando para trás planilhas e tabelas preenchidas manualmente – é uma das ações que muitas empresas adotaram durante as crises econômica e sanitária de covid-19.

Os processos – que vão desde a gestão financeira, de fornecedores, assim como contas a pagar e a receber – dizem respeito a dados bancários, de cartão de crédito, faturamento, emissão de nota fiscal, assim como pagamentos por meio do meio eletrônico PIX, por exemplo. Esses dados podem ser integrados em um programa de informação, um software, que interliga todos os dados em um único sistema [ERP].

Essa modificação na forma de trabalhar de diversas empresas torna as operações mais eficientes porque o método tradicional é lento, com baixa eficiência, e inseguro já que erros, desde operações não registradas a erros nesse registro que englobam custos dos produtos, falta do exato controle do estoque, se transformam em prejuízos aos negócios.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) destaca, inclusive, que tal modernização aumenta a eficiência na apuração de resultados gerenciais, melhora os processos internos, visando segurança, compliance e redução de tempo e pessoal, incluindo cross-check (verificação cruzada) para evitar fraudes e falhas.

Assim, gestores de diversas organizações elaboram revisões orçamentárias com o objetivo de achar soluções que automatizem o processo financeiro. Para que isto ocorra, é necessário treinamento de pessoal, com explicação da nova dinâmica de processos a todos os colaboradores acompanhando de desenho do fluxo de processos, integração e forma de operação do sistema.

O quesito segurança também deve ser levado em consideração com a automação: com o suporte da área de Tecnologia da Informação (TI), as informações ficam mais protegidas e em um ambiente seguro.

Além disso, o departamento financeiro fica mais independente e, com o tempo, a empresa ganha eficiência de tempo para ser aproveitado em outras áreas e ações. A equipe pode, até, aproveitar para aprimorar os estudos dos números e dos indicadores gerados pela automatização.

Voltar